domingo, 19 de septiembre de 2010

Chateau Minvielle

Pierre Michaud e seus antepassados cultivam na regiao de Entre-Deux-Mers nos Burdeos franceses há mais de 200 anos. Os vinhos desta regiao sao ácidos e fortes e nao é muito facil achar um vinho "nao-espanhol" aqui na Espanha. Ver um Bordeaux pessoalmente me chamou a atençao, e pelo preço (incriveis 4 euros), resolvi pega-lo.

Este vinho tem uma mistura de Merlot e um toque de Cabernet Sauvignon e un leve toque de Cabernet Branco. do Merlot podemos notar o vermelho da fruta e um gosto muito agradavel da uva francesa. De intenso cor vermelho e um ligeiro toque de carvalho, vem com varios sabores torrados.

jueves, 16 de septiembre de 2010

Os queijos e vinhos

Agora a dica é para quem quer preparar uma tarde (ou noite) de queijos e vinhos. Os queijos são ótimos para acompanhar vinhos. Os Queijos de massa mole (brie, camembert, e cabra fresco) caem muito com vinhos brancos leves, assim como os Queijos de meia cura (emmenthal, gouda, Saint Paulin) devem ser acompanhados de vinhos brancos encorpados. Com queijos curados do tipo port-salut, cabra curado e gorgonzola, são normalmente acompanhados de vinhos do Porto e tintos encorpados.

A página sugerida para você fazer um estudo profundo sobre queijos é a cheese.com. Nesta página você encontrará mais de 652 tipos de queijos diferentes, classificados segundo sua textura, procedência, nome ou país. Trata-se de um verdadeiro banco-de-dados com tudo que você precisa saber sobre queijos.

martes, 7 de septiembre de 2010


Sinceramente, um dos melhores Rioja que eu ja provei aqui na Espanha. Finca Nova é o último projeto do enólogo e viticultor Miguel Angel de Gregorio (Finca Allende). Com este vinho, Miguel Angel pretende liberar sua criatividade e oferecer ao consumidor o que ele denominou como "vinhos divertidos", que sao vinhos frescos por um preço accesivel para serem disfrutados a qualquer momento.

Preço orientativo: 13 Euros !!

viernes, 3 de septiembre de 2010

Saiba quais sao as taças adequadas para seu vinho


Taças bonitas não agradam apenas aos olhos, mas quando certas, são as parceiras perfeitas para o vinho. Está comprovado que certas formas de taças permitem diferentes experiências de degustação. Uma forma acentua ácidos, outra, o aroma de frutas e assim por diante. Isso se justifica pela provocação dos nervos gustativos da língua e do céu da boca. Por exemplo, um Riesling, se tomado na taça errada, pode ter muita acidez. Um tinto encorpado, quando tomado de uma taça de champagner, não abre.

Experimente: beba seu vinho predileto em taças diferentes. Você irá se surpreender!


CHAMPANHES E ESPUMANTES

As taças devem ser em forma de tulipas, finas e relativamente altas para que a espuma possa crescer.

VINHOS BRANCOS SUAVES

Vinhos brancos suaves precisam de taças estreitas, que fazem com que o buquê de flores e frutas fiquem ressaltados, pois concentram o aroma. É a taça ideal para Picpoul de Pinet, Weißburgunder, Grauburgunder, Grünen Veltliner e Riesling.

VINHOS BRANCOS

A taça para os vinhos brancos tem volume maior que a taça para os vinhos brancos suaves, para que o vinho receba mais ar, permitindo que o aroma de desenvolva. Essa taça é excelente para os vinhos barrique, Chardonnays, Viognier, Sauvignon Blanc e Riesling maduros.

VINHO TINTO COM POUCO TANINO


As taças para os vinhos tintos com pouco tanino são mais arredondadas e têm uma abertura relativamente grande. Isso faz com que se estimule todo o céu da boca, pois o vinho é bebido através de uma superfície maior. Essa taça é indicada para Burgunder, Beaujolais, Barbera e Pinotage.

VINHO TINTO COM MUITO TANINO

A forma mais estreita da taça concentra o buquê, colocando a fruta em primeiro lugar. Essa taça é indicada para um jovem Bordeaux, Rioja, Chianti etc.

VINHO TINTO ENCORPADO


Taças gordas, com abertura grande, permitem que o vinho tenha muito contato com o ar, abrindo rapidamente. Essa taça é perfeita para Burgunder, Barolo velho, Syrah pesado e semelhantes.

VINHOS DE SOBREMESA
Vinhos de sobremesa são apreciados em pequenas quantidades, por isso a taça possui um pequeno cálice, para que não acentue o gosto doce desses vinhos. O gosto fica concentrado na ponta da língua. Essa taça é ótima para Sauternes, Beerenauslesen etc.

Bordeaux


Bordeaux é, sem dúvida, a região vinícola mais prestigiosa da França, e com maior número de vinhos de alta qualidade. Situa-se na região sudoeste, na costa da atlântica da França, junto à foz do rio Gironde e se estende em torno da cidade de Bordeaux que lhe empresta o nome.

As 57 sub-regiões AOC de Bordeaux distribuem-se em torno do "Y" formado pelo rio Gironde e seus afluentes, o rio Dordogne, ao norte, e o rio Garonne, ao sul.

Nenhuma região vinícola do mundo produz tantos vinhos de altíssima qualidade como Bordeaux. A maioria deles são tintos, mas sub-regiões como Sauternes e Barsac produzem alguns dos melhores vinhos brancos do mundo.



Fonte: Academia do Vinhos