viernes, 3 de septiembre de 2010

Saiba quais sao as taças adequadas para seu vinho


Taças bonitas não agradam apenas aos olhos, mas quando certas, são as parceiras perfeitas para o vinho. Está comprovado que certas formas de taças permitem diferentes experiências de degustação. Uma forma acentua ácidos, outra, o aroma de frutas e assim por diante. Isso se justifica pela provocação dos nervos gustativos da língua e do céu da boca. Por exemplo, um Riesling, se tomado na taça errada, pode ter muita acidez. Um tinto encorpado, quando tomado de uma taça de champagner, não abre.

Experimente: beba seu vinho predileto em taças diferentes. Você irá se surpreender!


CHAMPANHES E ESPUMANTES

As taças devem ser em forma de tulipas, finas e relativamente altas para que a espuma possa crescer.

VINHOS BRANCOS SUAVES

Vinhos brancos suaves precisam de taças estreitas, que fazem com que o buquê de flores e frutas fiquem ressaltados, pois concentram o aroma. É a taça ideal para Picpoul de Pinet, Weißburgunder, Grauburgunder, Grünen Veltliner e Riesling.

VINHOS BRANCOS

A taça para os vinhos brancos tem volume maior que a taça para os vinhos brancos suaves, para que o vinho receba mais ar, permitindo que o aroma de desenvolva. Essa taça é excelente para os vinhos barrique, Chardonnays, Viognier, Sauvignon Blanc e Riesling maduros.

VINHO TINTO COM POUCO TANINO


As taças para os vinhos tintos com pouco tanino são mais arredondadas e têm uma abertura relativamente grande. Isso faz com que se estimule todo o céu da boca, pois o vinho é bebido através de uma superfície maior. Essa taça é indicada para Burgunder, Beaujolais, Barbera e Pinotage.

VINHO TINTO COM MUITO TANINO

A forma mais estreita da taça concentra o buquê, colocando a fruta em primeiro lugar. Essa taça é indicada para um jovem Bordeaux, Rioja, Chianti etc.

VINHO TINTO ENCORPADO


Taças gordas, com abertura grande, permitem que o vinho tenha muito contato com o ar, abrindo rapidamente. Essa taça é perfeita para Burgunder, Barolo velho, Syrah pesado e semelhantes.

VINHOS DE SOBREMESA
Vinhos de sobremesa são apreciados em pequenas quantidades, por isso a taça possui um pequeno cálice, para que não acentue o gosto doce desses vinhos. O gosto fica concentrado na ponta da língua. Essa taça é ótima para Sauternes, Beerenauslesen etc.

No hay comentarios:

Publicar un comentario