lunes, 30 de agosto de 2010

O Rótulo de uma garrafa


Cada região tem sua própria lei sobre dados dos rótulos, mas a tendência no mundo inteiro é a de se colocar o máximo de informação possível. Vamos tomar como exemplo, o rótulo de um vinho francês. O tipo de uva raramente é encontrado no rótulo. AOC (Appellation d'Origine Contrôlée) geralmente indica um vinho de boa qualidade. Basicamente são colocados no rótulo o nome da região onde o vinho foi produzido, como por exemplo Bordeaux, o nome da propriedade ou do produtor que pode ser um Chateau, um Domain ou um Clos. A safra do vinho, que descreve o ano em que as uvas foram colhidas.

Rótulos Alemães
QmP (Qualitatswein mit Pradikat) é o tipo de melhor qualidade; em seguida vem o QbA (Qualitatswein bestimmter Anbaugebiete), Landwein e o Tafelwein.

Rótulos Italianos
Denominazione di Origine Controllata e Garantita, DOCG, é o tipo de melhor qualidade; em seguida vem o DOC, VT, Vino da Tavola, é vinho de mesa.

Rótulos Espanhóis
Denominación de Origen Calificada, DOCA, é o tipo de melhor qualidade, em seguida vem o DO, Denominación de Origen, Vdm é vinho de mesa.

Rótulos do Novo Mundo
Nem todos os países tem seus próprios sistemas de appellation, mas os rótulos de vinhos geralmente dão detalhes úteis sobre as uvas e estilo de vinho. Nomes genéricos com o Chablis podem ser usados fora de contexto.

Rótulos do Porto
Nenhuma appellation existe para o Porto, mas estilo de idade (10, 20, 30 ou acima de 40 anos) geralmente aparecem no rótulo.

O Rótulo Posterior
Sempre leia o Rótulo Posterior, se houver, pois nele contém uma melhor descrição do vinho ( e do seu estilo e origem ) do que o revelado no rótulo da frente e superior. As informações requeridas por lei, como teor alcoólico por volume, podem também aparecer atrás. Importadores e distribuidores quase sempre imprimem rótulos posteriores para certos mercados.

No hay comentarios:

Publicar un comentario