lunes, 30 de agosto de 2010

La Rioja


Situada no centro das rotas que ligam o Mediterrâneo com o mar Cantábrico, la Rioja é a região que dá nome aos vinhos tintos com mais prestigio na España. Os mesmos que Hugh Johnson - mestre de uma geração de escritores do vinho - qualificou como os mehores do mundo en relação ao seu preço.

Com uma geografía privilegiada começando pelo rio Ebro, e a presença da excelente variedade de uva Tempranillo e uma larga tradição - o vinho figura em dos versos de um dos primeiros documentos escritos da lingua espanhola, falado em um monastério riojano - fazem da região o espaço ideal para obtenção de grandes vinhos.

La Rioja produz vinhos brancos, rosados e tintos, apesar de que apenas os tintos tenham recibido o reconhecimento do mercado mundial como vinho tinto espanhol de qualidade. São vinhos de cor vermelho intenso com aromas de frutas maduras e paladar suave.

O vinho clássico Rioja vem suportando com firmeza a forte concorrência de outros vinhos que chegaram no mercado mais tarde, como o Ribera del Duero ou os vinhos da linhagem Cabernet, com o objetivo de quebrar o monopólio dos vinhos tintos de reserva que o Rioja tem na Espanha.

De todas as formas, a ampla oferta das bodegas riojanas, com vinhos de gama alta, média e popular, permite que esta denominação qualificada disfrute de uma grnade vantagem no mercado, em relação a outras zonas vinícolas da Espanha.

No hay comentarios:

Publicar un comentario