lunes, 30 de agosto de 2010

Dicas para levar sua parceira para jantar sem passar vergonha

Hoje em dia, um restaurante que se preze deve reservar um lugar destacado para uma adega. E um restaurante que queira fazer parte da elite deve contar em seu quadro de funcionários, um sommelier, um verdadeiro expert na arte de selecionar e cuidar dos vinhos, e aconselhar quais são os melhores vinhos para cada ocasião.

Chegando no Restaurante

Para que você possa levar alguém para jantar em um restaurante, você deverá estar preparado para encarar diversos fatores, como por exemplo saber quais são os vinho que combinam com as comidas oferecidas pela casa. Sem este ponto importante de harmonia, será impossível alcançar o que denominamos "clímax gastronômicos".

É muito frequente que os vinhos dupliquen e até tripliquem seu preço apenas pelo fato de serem servidos gelados, com balde e gelo. Neste caso, cuidado ao escolher um vinho, porque você poderá estar colocando em risco o resultado que você quer obter neste jantar e até mesmo o bom uso do seu dinheiro. Quando você vai ao um restaurante, tente observar como são tratados os vinhos da casa.

Verifique se o restaurante trata o vinho como um simples acessório, ou se o anfitrião da casa mima sua adega porque sabe que conta com as melhores marcas do mercado. Você pode fazer o seguinte: peça uma taça de vinho aperitivo. Se o garçom disser que o vinho ainda não está frio, pode ser um sinal de pouca rotação, e consequentemente este vinho pode não ter sido conservado de forma adequada. Uma casa que cuide bem dos seus vinhos, sempre terá uma garrafa fria para seus clientes

A Carta de Vinhos

A Carta de Vinhos, os Lista de Vinhos, como muitos profissionais gostam de chama-la, pode ser a prova definitiva. Uma relação de garrafas fora de ordem, misturando tintos, brancos e rosados, ou até mesmo a ausência do nome da adega o ano ou a origem do vinho, pode dizer muito pouco a favor do restaurante que você está visitando.

É claro que uma carta de vinhos do tamanho de uma enciclopédia com duzentas opções de vinhos, não é necessariamente uma garantia. Além de dificultar a escolha do vinho, alguns restaurantes gostam de surpreender seus clientes com estes tipos de listas intermináveis.

Deve-se saber se estão disponíveis todas as garrafas da Carta, e o mais importante, em que condições elas se encontram. Existe uma regra básica: Quanto maior a adega, maior será a quantidade de esforço e dedicação para mantê-la em dia em perfeitas condições. Consequentemente, a probalilidades de falhas também aumenta.

Muitas vezes, é melhor que o restaurante tenha uma Carta mais reduzida, porém selecionada com critério, mais modesta, porém melhor organizada. Com uma Carta reduzida com vinhos de grande qualidade, o restaurante poderá com mais facilidade manter todos os seus vinhos em condições ideais para consumo.

Você sabe que vinho vai pedir ?

O momento de escolher o vinho pode ser bastante estressante se você não estiver preparado. Geralmente o garçom fica ali olhando para você, esperando saber o que você vai escolher, e geralmente não você gostaria de ter um pouquinho mais de tempo para escolher melhor o vinho que vai tomar. Para evitar esta situação desagradável, vá ao restaurante já com uma idéia aproximada do que vai pedir. Leve em conta também quanto dinheiro você pretende gastar. Tomando este cuidados, sua escolha será mais fácil e menos traumática.

Se você não tem a mínima idéia do que vai pedir, é melhor você pedir logo a Carta de Vinhos, junto com o menú de pratos. Assim, você poderá combinar com tranquilidade que comida e vinhos irá consumir. Enquanto você escolhe, peça ao garçon uma copa do melhor vinho aperitivo da casa. É comum você pedir mal um vinho, porque o seu preferido está esgotado. Tenha sempre em mente uma segunda opção.

Você seria capaz de recusar uma garrafa ?

Você já dever ter passado por uma situação parecida: Você pede um vinho, e por algum motivo, o sabor não o agrada. Você tem que ter o olfato e o paladar bem treinados, para ter a segurança de recusar o vinho oferecido. Em alguns restaurantes, se o preço não é muito elevado, a garrafa será substituída por otra na hora, sem questionamentos. Mas na maioria dos estabelecimentos, você poderá estar iniciando uma discussão as vezes interminável.

Realmente, é muito díficil tentar convencer ao um sommelier ou ao anfitrião, que o vinho que você escolheu não está bom. Existem alguns defeitos fáceis de reconhecer, que você poderá conferir junto com a sua acompanhante: O mais frequente é um forte aroma na rolha. O vinho provavelmente foi contaminado por alguma infiltração. A prova disso está visível na própria rolha deteriorada. Exiga sempre a rolha.

Outra possibilidade é o vinho estar com cheiro de vinagre. Com certeza, um defeito na rolha permitiu o contato do vinho com o ar. Neste caso você poderá recusar o vinho sem problemas.

Se você pedir um vinho branco do ano, ou do ano anterior, e o vinho tem uma cor amarelada muito intensa ou amarronzado, certamente a garrafa não esteve bem armazenada, talvez sendo até submetida a altas temperaturas ou diretamente exposta à luz solar. Não aceite.

Cuidado com a sede

Se você acha que já está pronto para relaxar e disfrutar do seu jantar em paz, você está completamente enganado. Existem garçons que cercam a sua mesa esperando que você esvazie sua taça para que eles venham correndo enche-la novamente, porém eles costumam desaparecer logo que você pede uma segunda garrafa. Você tem duas opções para evitar este tipo de problema: Pede para deixar a garrafa na mesa, de modo que você mesmo possa servir-se quando achar conveniente, ou pode pedir uma jarra de água para segurar um pouco a sede.

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