lunes, 30 de agosto de 2010

Galicia


A Galicia é o misterioso Finisterre onde se renderam legiões romanas aterrorizadas há muitos séculos atrás. hoje produz uma boa parte dos melhores vinhos brancos espanhóis: Os Albariños procedentes da comarca vinícola denominada "Rías Baixas".

São vinhos luminosos, de reflexos suaves verdes ou dourados, de grande requinte aromático, e paladar fresco e saboros, que constituem a compania perfeita de lagostas, ostras, lulas, polvos e uma infinidade de espécies marinhas que fazen de Galicia um autêntico celeiro gastronômico de luxo.

Um dos fatores favoráveis na qualidade dos vinhos de Albariño é o clima, bastante propício na região. Outro detalhe bastante interessante foi a peregrinação dos monges de Cluny na Idade Média, que introduziram a cultura do Riesling Centro europeu na região.

Mesmo sendo os melhores, os albariños não são os únicos vinhos de qualidade procedente de Galcia. A variedade dos Godello proporciona na comarca de Valdeorras, vinhos brancos de requinte e delicadeza fora do comum, enquanto na zona do Ribeiro, de vinhos geralmente menos refinados, começam a aparecer algumas etiquetas de grande nível.


RIAS BAIXAS

O Albariño, é sem dúvida, a variedade chave na explosão de qualidade desta dominação de origem gallega, produtora de vinhos brancos secos bastante cotados no mercado. Esta uva desprende no vinho uma série de odores sutis e frágeis, da fruta seca recém descascada, que costumam ser de uma elevada acidez em anos de clima chuvoso. As possibilidades de variedade do Albariño não termina na elaboração de vinhos jóvens. Sua comprovada nobreza, permitira, sem dúvida, outras linhas de atuação, determinando pouco a pouco, novas terras privilegiadas para a plantação de vinhas nobres.

RIBEIRO

Revitalizadas por elaboradores como Emilio Rojo e outros, empenhados em resgatar para os vinhos de Ribeiro, a dignidade que tiveram em outras épocas, algumas adegas associadas a esta ceréble denominação gallega estão reformulando seu sabores baseado em um trabalho sério de plantio e cultivo das terras de segmento de vinhos brancos de qualidade.

Depois de sustentar um longo e agudo processo degradatório dos vinhos na região, algumas variedades de uva como Palomino (para vinhos brancos) e Garnacha Tintorera (para tintos) estão perdendo terreno diante de vinhos de excelente qualidade como o Treixadura, Loureiro, Lado e Torrontés (brancos) o Caíño e Brancellao (tintos).

VALDEORRAS
A região de Valdeorras no Rio Sil

La cuenca valdeorresa del rio Sil está coberta de vinhedos, desde a localidade de O Barco até a região conhecida como A Existe ali um microclima especial que cruza o mediterrâneo e o ocêanico, que colabora com o amadurecimento das vinhas. Se trata de um clima fresco entre altas montanhas com uma luminosidade superior a de outras comarcas gallegas.

A aromática Godello, uva branca bastante utilizada na regIão, é o principal patrimônio de Valdeorras. Esta uva se cultiva em abundância, assim como também as uvas dos tintos Mencía e Merenzao ou María Ordoña. A Mencía se adaptou bem as características geoclimáticas e é possivel encontrar no mercado um boa variedade de vinhos feitos destas uvas. Com a uva Mencía, Valdeorras concorre com outros vinhos tintos de nome no mercado, graças aos deliciosos aromas que são cultivados nas uvas da região.

No hay comentarios:

Publicar un comentario